segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Relíquias do Judô Nacional !

Começando uma série de posts sobre os melhores atletas do nosso país eu apresento Branco Zanol.
É o primeiro Atleta  da nossa lista de homenageados do blog Judo Caruaru.
Aproveitem !




terça-feira, 23 de agosto de 2011

Associação Roberdrayner Martins de Judô

                    Aliados a Assossiação Roberdrayner Martins, fundando um dos primeiros dojôs da cidade de Riacho das Almas, nosso amigo Mestre em Capoeira de Angola e faixa marrom de Judô, aspirante à faixa preta, também aluno de Roberdrayner Martins ( 3º DAN ),  Seba. 
                    Queremos parabenizar o amigo de sempre, Seba. Pela equipe formada, pelos alunos instruídos no judô. Que a disciplina do judô seja levada à todos sem destinção racial , política ou social. Parabéns pela força de vontade e pela intuição no esporte, levando para outras cidades da nossa região uma arte como essa.
                   
 Mestre Seba com os alunos no dojô em Riacho das Almas
 Uchi-Komi durante o treinamento ( importante ) 
Handori em treinamento

domingo, 21 de agosto de 2011

Colégio Interativo


Mais uma fonte do judô infanto-juvenil da nossa cidade




Av. Cícero José Dutra475 - Petrópolis 
Caruaru - PE 
Tel:  (81) 3721-1961

sábado, 20 de agosto de 2011

A Arte de Cair

À parte o grande debate entre o Judô tradicional e o competitivo Judô moderno, que na verdade podem conviver sem se excluírem, queremos hoje anotar a importância da prática dos ukemi.

Ukemi é a técnica de cair evitando lesões ao corpo ou técnica de amortecimento das quedas.

Compõe-se de:
USHIRO UKEMI – Queda para trás;
MAE UKEMI – Queda para frente;
YOKO UKEMI – Queda para o lado;
TATI ZEMPO KAITEM UKEMI – Rolamento.

             Este waza (ukemi no waza) algumas vezes é negligenciado para elastecimento do aprendizado das demais técnicas (de arremessos ou de luta no chão – nage waza e katame waza). Contudo, como poderemos observar no texto que se segue, esta técnica fundamental, indispensável desde as primeiras graduações, constitui-se na base de formação do atleta, capazes de potencializar seu desempenho futuro.
              Apresentamos um texto transcrito de impressões do shihan Jigoro Kano, fundador do Judô, do início do século XX, cujo original em inglês pode ser encontrado em http://judoinfo.com/ukemi.htm , seguindo abaixo uma tradução livre que efetuamos e para a qual agradeceríamos qualquer correção para melhor apreender o pensamento do shihan.

"Sobre a importância do Ukemi
por Jigoro Kano

               Hoje em dia não se vê a mesma técnica refinada que se usava. Todos adotam um estilo muito rígido e defensivo e parecem estar inteiramente preocupados com a ideia de ganhar a luta, sem qualquer sinal de que aspiram a um aperfeiçoamento do desempenho.
               Aquele que visa altos objetivos para o futuro não deve estar preocupado com a derrota ou vitória no presente. A finalidade mais importante no treinamento de Judô é desenvolver velocidade e livre movimentação do corpo. Se alguém entra numa competição com a única ideia de não ser derrotado, automaticamente seu corpo torna-se rígido e defensivo - um estado inadequado para uma ação precisa eficiente. No entanto, se se considerar que é uma questão de conquistar velocidade e livre movimentação do corpo, sem estar seriamente preocupado em ser derrubado, mais cedo ou mais tarde se irá desenvolver as qualidades desejadas e tornar-se capaz de aplicá-las para o ataque ou defesa, conforme a oportunidade que se apresente.
                Para se tornar verdadeiramente imbatível no Judô não se deve confiar na própria força, porque quando encontrar um adversário mais forte será certamente vencido.
                Existem vários métodos de defesa, mas o princípio é o de evitar a força do oponente ou tomar uma postura capaz de reduzir o efeito da força aplicada. Outro método é usar movimentos de empurrar ou puxar, para enfraquecer a força que o adversário pretende aplicar. Para ser capaz de efetuar qualquer uma destas ações defensivas é preciso adquirir uma capacidade de movimentação livre e rápida do corpo.
                 Como eu já disse muitas vezes, se alguém teme ser arremessado não se pode esperar que se torne um mestre nesta arte. Para ser arremessado uma vez após outra, é preciso aprender a cair e superar o medo de ser jogado. Sem medo de ser atacado ser-se-á capaz de tomar a iniciativa de ataque. Somente seguindo esta forma de treinamento se pode aprender um correto waza de Judô. Luta e prática, que são ambos meios de treinamento, devem ser conduzidos de forma a desenvolver velocidade e livre movimentação do corpo."
                  Exatamente aqui entram os ukemi. Sabendo cair, tendo a convicção de que com este conhecimento não irá se machucar, perde o aluno o medo de sofrer o arremesso e, assim, de tentar utilizar um waza de ataque com técnica cada vez mais refinada.

E então, tens praticado teus ukemi? Boa semana e bons treinos!


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

JCMT - Judô Comunitário Maurício Tibúrcio





Mais um dojô foi fundado na nossa cidade, mais um Sensei foi implantado para que o judô se dissipe em nosso interior. Quero aqui parabenizar o Sensei Maurício Tibúrcio pela força de vontade e prestação de serviços com relação ao Judô da nossa cidade, tirando garotos e garotas muitas vezes da rua e das suas casas, livrando-os do sedentarismo e da marginalidade urbana para ensinar disciplina e coragem aos mesmos, tornando-os atletas de ponta como é o caso do aluno Tácio que está classificado para o Campeonato Brasileiro Escolares (JEB´s). Agradecemos sua atitude professor, e dizemos que é muito mais gratificante começar de baixo e ir crescendo aos poucos, crescer e crescer até explodir e estar no topo. Torcemos muito pela sua equipe e vamos lá ! Pé no chão, muito treino nesses guris.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Associação Roberdrayner Martins

um dia de treino no antigo dojô

HaHaHaHaHaHa... Que legal ! Equipe reunida nas escadas do espaço cultural em Caruaru - PE. Dia de treinamento físico na praça da criança , provavelmente um dia de sábado. :] Que legal relembrar o passado com essas relíquias que nos trazem à memória bons momentos do nosso judô. Que seja abençoado !

sábado, 30 de julho de 2011

Um pouco de Judô!

" É com satisfação que expressamos o texto e as idéias a seguir. "

Numa época de transformação política e econômica no japão nasceu Jigoro Kano ( 28-10-1860), em Mikage, que por sinal, é uma das áreas mais agradáveis da região. 
Jigoro Kano tinha descendência e linhagem de burgueses e seus ancestrais eram sacerdotes xintoístas, mestres budistas e intelectuais confucionistas. Filho de pais ricos grandes produtores de saquê, Jigoro Kano cresceu na mansão da família com seus irmãos e irmãs. Desde cedo sua educação foi árdua e bem temperada, seus pais não toleravam comportamentos impróprios e seu pai (Mareshiba), instruiu, diciplinou e orientou o caçula também na caligrafia e literatura chinesa.
Com a morte da sua mãe (Sadako), Mareshiba resolve se mudar para tóquio onde matricula Kano em escola particular de educação clássica e caligrafia a pincel.
Pouco tempo depois Kano estuda também o inglês. No dormitório da escola, alunos mais velhos e invejosos o trotavam e foi aí que ouviu falar do jujutso
Com a escassez e decadência das artes marciais clássicas naquela época Kano persistiu e localizou um bom instrutor do novo estilo de jujutsu que enfatizava atemi ( pontos fracos anatômicos ) e técnicas de agarramento. 



Kano praticara jujutso e bojutso (luta com bastão), era um aluno vigoroso e intensamente focado, estudou tb greco-romana, boxe, se tornou um mestre em vários kata e adquiriu grande experiência em randori. Ingressou no Kito-Ryu e focou-se no nage-waza (técnicas de arremesso) e estava muito contente, aprimorando o senso de tempo das técnicas. 
Mudando-se para Eisho-ji, um pequeno templo budista, com 22 anos ele fundou a Kodokan (Instituto para o Estudo do Caminho), apaixonado pelo jujutsu, acreditava que o mesmo poderia ser adaptado aos tempos modernos. Tornar-se uma diciplina da mente e do corpo, que promovesse a sabedoria e a vida virtuosa e ser um veículo de abrangência da sociedade como um todo. Para ele seria o mais eficiente uso da energia.
Jigoro Kano tornara-se educador profissional e abriu escola de inglês, anexo ao galpão ele usou como dojo e sempre ensinava quando chegava alguém para treinar.  Certo dia Kano percebeu qual era a chave do judô - " Se meu parceiro puxa eu empurro; se ele empurra eu puxo". 
Conseguiu aumentar o dojo e aos poucos criou um sistema de graduação de dois níveis:  Kiu (básico) e Dan (avançado).  
Quando se olha para esses primeiros tempos de Kodokan, pode-se ver que a ênfase primária estava nos arremessos e que as técnicas mais perigosas foram sendo gradualmente eliminadas do randori.
Criado o Judô, em 1889 Mestre Kano tinha mais de 1500 alunos em tempo integral e diversas filiais da Kodokan em diferente partes de Tóquio. O Judô Kodokan estava caminhando para assumir uma posição proeminente no mundo das artes marciais do Japão moderno. 
Shiro Saigo e Tomita eram os mais antigos discípulos de Jigoro Kano, deixando-os assim a tomar conta da Kodokan, ele saiu para viajar pela Europa e percebeu que europeus e japoneses eram capazes de se associar em termos amigáveis. Retornou ao Japão e soube que Saigo tinha se envolvido com brigas e expulsou-o da Kodokan, tempos depois com a morte de Saigo na distante Nagasaki, Kano concede o título de 6º DAN de Judô Kodokan para o antigo aluno.
Em 1895, a primeira versão do gokyo no waza, os cinco grupos de instrução, foi oficialmente introduzida na Kodokan. Kano também daria palestras sobre os Três Elementos do Judô:






Judô como educação física > fortalecimento do corpo como um todo, saúde e utilidade, usando o princípio da máxima eficiência no uso da potência.


Judô como esporte > Randori: o elemento esportivo do sistema judoísta. Proibição dos movimentos letais, empreendimento da boa técnica, da máxima eficiência no uso da energia, teste de progresso na arte, percepção de erros e qualidades contra outros praticantes. Mas mesmo sendo importante não era tão enfatizado pelo mestre o sistema competitivo.


Judô como treinamento ético > Aplicação do jita kyoei "ajuda e cooperação mútuas". Diligência, flexibilidade, boas maneiras, confiança, decisão e foco.


Com o judô sendo lançado nos EUA e na Europa , em 1906 o Judogui foi padronizado da forma que conhecemos hoje e a assembléia japonesa promulgou uma lei que OBRIGAVA o aprendizado de judô para todos os estudantes do ensino médio.
Obviamente Kano era a favor dos torneios abertos internacionais, mas não queria ver país contra país brigando pela superioridade racial. ( O judô ficou fora das Olimpíadas até 1964, bem depois da morte de Kano, e é seguro dizer que o judô nelas exibido tem pouco em comum com os ideais originais do judô Kodokan.
Kano foi uma máquina de ensinar e viajar de 1910 a 1920. Deve ter visitado mais países estrangeiros do que qualquer outro japonês de sua geração e atuoi de fato como ministro de relações exteriores do seu país por 40 longos anos. 
Kano amava a vida, entusiástico calígrafo, gostava de assuntos nacionais e internacionais. 
O judô Kodokan é o judô essência que devemos seguir e aprimorá-lo cada vez mais em nossas vidas e usá-lo no nosso cotidiano filosófico e doutrineiro.




" Nada sob o céu é mais importante  que a educação; Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influenciar uma multidão; Aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitido a outras cem " J i g o r o   K a n o