terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Carta ao Judoca!



Mensagem de Ano Novo do Presidente da Kodokan, Haruki Uemura.      
        
"Eu gostaria de desejar-lhe um sincero Feliz Ano Novo, com a vinda de 2015".

No ano passado, uma variedade de torneios e seminários foram realizados no mercado interno e no exterior e eles chamaram muita atenção.
Em agosto, o Campeonato Mundial de Judô foi realizado na Rússia e, em outubro, vimos o mundial júnior de Judô Championship Tournament em Miami e vimos muitas partidas espetaculares.
Cada vez mais, as partidas foram ganhas com técnicas ofensivas e defensivas, eram muitas. Mas como de costume, foram os atletas que não entendiam o raciocínio de Kuzushi (desequilíbrio) e Tsukuri (preparo, posição favorável para a projeção).
Além disso, no Mundial de Judô Kata Championships, realizada em Málaga, Espanha, em setembro, a 5 vezes campeão do mundo consecutiva de representantes do Japão em "Ju-no-Kata", perdeu para o par alemão. Neste contexto, pode-se concluir que a competição de Kata se espalhou globalmente e o nível de concorrência dos Kata em todos os países têm aumentado rapidamente e definitivamente.
A pedido da Federação International de Judô (FIJ) após os campeonatos, os especialistas em Kata, foram enviados pela Kodokan para sessões de formação e qualificação de pessoas, como árbitros, foram realizados por atletas e instrutores representando vários países. Assistindo o entusiasmo dos participantes e seu compromisso sério para o treinamento fez sentir os seus esforços na tentativa de aprender a coisa real.
No ano passado, os instrutores foram enviados para vários países do mundo para fornecer orientação da prática das "Waza (técnicas)" e "Kata (formas)", mas havia muitos pedidos e uma demanda para as áreas fundamentais de Judô, como as questões relativas ao conhecimento. No início da primavera, houve um pedido da FIJ para Kodokan: Determinar "Kimari-waza (Técnica vencedora)" e novos nomes de técnicas para lidar com a crescente variedade de técnicas aplicadas em partidas. Para "Kimari-waza", dois especialistas selecionados pelo "Comité de Investigação de técnicas" com o apoio da comissão foram para assumir esta responsabilidade. Para os temas de novos nomes de técnicas. A comissão irá continuar os estudos em relação a este.
Para nomes de golpes, usará nomes atuais entanto, as formas que não aderem a qualquer tipo de técnicas, seria impossível ajustá-los aos nomes atuais. Por esse motivo, a adição de novos nomes de técnicas deve ser considerado.
No entanto, a maioria destas técnicas foram chamadas por "nomes comuns" dos tempos antigos no Japão e não há nenhuma intenção em aumentar nomes aleatoriamente no entanto, a adição de 2 ou 3 novos nomes pode ser necessária.
Em paralelo, houve pedido e discussões para a unificação e explicação dos termos de Judô. Termos usados casualmente como Uchi-komi, Kakari-Renshu, Yakusoku-Renshu, Nage-komi, Sute-geiko, Renraku-waza, Henka-waza, Tachi-waza, Ne-waza, Suri-ashi, Ayumi-ashi, e Tsugi-ashi pode ser mais ou menos entendido pelos significados kanji, mas os estrangeiros devem entender esses termos quando estes nomes são escritos no alfabeto. Portanto, é necessário explicar o significado destes termos de Judô em outro idioma.
Para os pedidos até agora, o Comitê de Investigação de técnicas classificou-os após discussões repetidas e respondeu depois de traduzir para o Inglês. Depois disso, a produção de um "Judo Glossário", que é uma versão melhorada do "Kodokan Novas palavras Japonês-Inglês Dicionário de Judo", que foi publicado em 2000, será realizada imediatamente.

Nos últimos anos, os funcionários da FIJ e bem experientes treinadores de Judô estrangeiro, têm fortemente expressado que, a fim de melhorar ainda mais e entender Judô corretamente, aprendendo a "Gokyo-no-Waza (Cinco Doutrinas de Técnicas)" é vital. Para a educação dos treinadores da FIJ, a "FIJ Academia de Judô " foi inaugurada em cooperação com uma universidade em Budapeste. Aqui, há um currículo baseado em um método de orientação para "Gokyo-no-Waza" e um instrutor de Kodokan foi despachado para a orientação em "Gokyo-no-Waza" e "Kata".
A palavra "Gokyo (Cinco Doutrinas)" é referido como os cinco ensinamentos que devem ser mantidos no confucionismo, e a origem da palavra está a ser dito das doutrinas da vida de Buda classificados em cinco divisões. Kano Shihan pensou que era necessário para aprender não apenas técnicas, mas também a personagem de judoca que deve ser incluído para aprender corretamente  o desenvolvimento de judô. Por esta razão, ele decidiu que o fundo e as razões para as técnicas são aprendidas em etapas que coincidiram com o progresso do nível de habilidade. Entendendo assim que este seja o método de treinamento para o Judô, foi classificado em estágios do grupo 1 para o grupo 5 em "Gokyo-no-Waza".
O "Gokyo-no-Waza" foi estabelecido com 42 técnicas em 1895 e em 1920, organizados em 40 técnicas que conduzem ao novo "Gokyo-no-Waza". No entanto, atualmente ele não é muito utilizado durante o treinamento no Japão. Por esta razão, a compreensão do "Gokyo-no-Waza" e a importância do mesmo pode estar a diminuir. "On-ko-chi-shin (lições do passado de aprendizagem)". Agora, é desejável que o "Gokyo-no-Waza" deve ser investigado em profundidade, verificado e devidamente compreendido. Se necessário uma revisão feita com base na situação atual, o significado, Riai (o princípio da utilização correta, movimento suficiente para executar cada técnica corretamente com o máximo de eficiência), e o método de aprendizagem devem ser adequadamente transmitido.
Além disso, no ano passado, recebeu o patrocínio e apoio do Token Corporation e decidiram desenvolver recentemente "Seminários de desenvolvimento da Juventude Kodokan". Estes irão ser em lugares, áreas urbanas e locais, ilhas remotas que tiveram poucas oportunidades para seminários, etc. A finalidade estes seminários são não só para as crianças a melhorar suas técnicas do lado competitivo, mas também para compreender corretamente o judô da Kodokan. o projeto será expandido para incluir o "Acampamento de Educação da juventude da Kodokan" e através do Judô Kodokan, empreender o desenvolvimento de pessoas mais jovens ambos no mercado interno e no exterior.
Com o início do ano, vamos aprender com a tradição e história do Judô Kodokan que nossos antecessores construíram e constantemente se esforçaram para "máxima eficiência", para "o bem-estar e benefício mútuos", e "transmitir adequadamente Judô para as gerações posteriores".

Para os nossos membros, a sua orientação, apoio e colaboração é apreciada.
Por fim, desejo que este ano também vai ser um bom ano para todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário